Corrida do Milhão e Interlagos trazem grandes lembranças para os quatro pilotos da Shell

Evento de maior premiação do esporte brasileiro tem regulamento diferenciado, com Q4 na classificação e pilotos com diferentes níveis de gasolina e desgaste de pneu na prova

Maior patrocinadora do automobilismo brasileiro, a Shell disputa com seus quatro carros neste fim de semana o evento de maior premiação do esporte brasileiro, a Corrida do Milhão da Stock Car, com um prêmio de R$ 1 milhão para o piloto vencedor, em Interlagos. Todos os quatro pilotos da Shell costumam ter bons desempenhos no palco da prova, que terá diversas novidades em seu regulamento particular.

A principal mudança será no formato do treino classificatório. Após Q1 e Q2 com o sistema normal, o Q3 com os seis primeiros será diferente, com todos os pilotos na pista ao mesmo tempo em dez minutos; cada um terá de completar três voltas lançadas, e será aferida a média dessas voltas; em seguida, os três mais rápidos a passam a uma Super Pole (Q4), no qual terão direito a uma volta lançada, com o mais rápido faturando a pole.

Além disso, os pilotos serão obrigados a começar a prova com os pneus utilizados na classificação e também com o mesmo nível de combustível do quali. Com isso, a parte inicial da prova deverá ter competidores adotando estratégias bem distintas. Quem largar mais à frente terá pneus mais gastos e provavelmente terá de reabastecer com mais gasolina no pit stop.

Sobre os pneus, outra novidade: fornecedora de pneus da Stock Car, a Pirelli levará para Interlagos um composto mais macio – e que, portanto, propicia mais aderência – batizado de DM. Por outro lado, os pilotos precisarão tomar mais cuidado para evitar um desgaste acima do desejado na prova.

Em relação aos pilotos da Shell, Ricardo Zonta foi o último vencedor da Stock Car em Interlagos, em 2018, tendo inclusive levado pontuação dobrada pelo triunfo. Em 2013, o paranaense foi o ganhador da Corrida do Milhão, também realizada no Autódromo José Carlos Pace.

Átila Abreu também já venceu em Interlagos, em 2015, e conseguiu outros dois pódios, ambos em 2010, com um segundo e um terceiro lugares, além de ter largado na primeira fila na prova em que conquistou a vitória, há quatro anos.

Considerado um dos autódromos mais importantes do Brasil, Interlagos foi inaugurado em 1940 e sua extensão atual é de 4.309 metros. Na prova deste domingo, a duração será de 40 minutos mais uma volta. Haverá pit stop obrigatório, com troca de um pneu e reabastecimento opcional.

A programação terá três treinamentos livres, sendo dois na sexta-feira e um no sábado pela manhã. A classificação terá início ao meio-dia de sábado, com transmissão ao vivo do site GloboEsporte.com. Domingo, a largada da Corrida do Milhão será às 11h30, e a TV Globo passa ao vivo.

Todos os pilotos da Shell estão elegíveis para o Fan Push, um disparo adicional do botão de ultrapassagem. A votação continua até a hora da largada no site oficial (www.stockcar.com.br). Fora o Fan Push, serão disponibilizados oito acionamentos do push to pass na prova.

 

O que eles disseram:

“Os objetivos principais são voltar para o top 10 do campeonato e disputar a vitória na Corrida do Milhão. Em 2012 eu liderava na última volta quando acabou a gasolina. Dois anos depois, em Goiânia, terminei em terceiro lugar. Então é uma corrida em que costumamos ir muito bem, e tenho muitas esperanças de ir bem de novo.”
Galid Osman, piloto do carro #28 na equipe Shell Helix Ultra


“A Corrida do Milhão sempre tem um clima especial e pra mim mais ainda, pois em 2013 fechamos a temporada vencendo justamente em Interlagos. Foi um momento inesquecível em minha carreira. É uma prova que chama atenção de público, imprensa e fãs pela premiação e que faz o desafio pela vitória ainda mais especial. É a hora de lutarmos pelo bi. A última vez que corremos em Interlagos, em dezembro passado eu larguei na pole e venci.”
Ricardo Zonta, piloto do carro #10 na equipe Shell V-Power


“A Corrida do Milhão é a mais importante da temporada e a mais esperada por fãs, equipes, pilotos e patrocinadores, e conosco não é diferente. Voltar a acelerar em Interlagos é sempre muito bom, e estou colocando muitas fichas nessa prova. Apesar de o ano ter começado conturbado, nosso carro vem melhorando etapa após etapa. Será uma prova diferente, apesar de ser de tiro curto, com reabastecimento e uma classificação diferente, com o Q3 tendo a média das voltas, promete ser muito interessante. Muitos vão para o tudo ou nada, e isso abre muitas variáveis, e temos de estar atentos a todos esses lances para aproveitar a melhor oportunidade. Já estive perto de vencer essa corrida algumas vezes, mas nunca belisquei esse prêmio que seria ótimo, pelo momento e pela oportunidade de dividir com a equipe. Vamos trabalhar bastante para isso.”
Átila Abreu, piloto do carro #51 na equipe Shell V-Power


“Estou bem preparado para a Corrida do Milhão. Estou treinando de kart e já treinei no simulador. Vai ser uma corrida diferente, com estratégias novas, e vamos nos reunir com a equipe para vermos os planos para o fim de semana. Estou muito feliz por correr em Interlagos, minha pista preferida. No ano passado, fiz a minha estreia na Stock Car, e estou bem animado.”
Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 na equipe Shell Helix Ultra


“O pneu DM é uma grande novidade, ninguém  sabe como será essa degradação, se será muito acentuado. Outra questão obrigatória é correr com os pneus e combustível usados na classificação. Então, obviamente, quem largar na frente terá uma condição de pneu pior e vai ter de abastecer mais nos boxes. Isso dá uma embaralhada na corrida, uma bagunçada, pode trazer alguém mais de trás para a frente e vice-versa. O sétimo colocado, que ficou fora do Q3 e Q4, vai ter dado oito ou nove voltas a menos do que que os três primeiros. Com isso, ele vai ter de abastecer bem menos. Não temos o consumo certo ainda porque mudou o mapeamento esse ano, e ninguém andou em Interlagos esse ano, mas deve haver uma diferença de 15 a 20 litros, e isso vai fazer diferença. Então, todo mundo espera uma dinâmica de corrida bem legal e movimentada, e o piloto que souber usar o push com inteligência, guardar para a hora certa e esperar o que vai acontecer, pode ser que tenha uma vantagem significativa e dê o pulo do gato para levar o milhão. Estamos bem animados e com grandes expectativas.”
Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power


Programação*:

Sexta-feira, 23 de agosto
8h – Shakedown
9h15 – Primeiro treino livre
13h55 – Segundo treino livre

Sábado, 24 de agosto
9h25 – Terceiro treino livre
12h – Classificação

Domingo, 25 de agosto
11h30 – Corrida do Milhão