Shell V-Power consegue pódio duplo com vitória de Zonta e terceiro lugar de Átila na segunda prova

Em Campo Grande, entrada do safety car na hora da abertura da janela de pit stop embaralha posições em confusa parte final da corrida

A Shell V-Power conquistou seu melhor resultado na temporada 2018 na segunda corrida da rodada de Campo Grande (MS), com a vitória de Ricardo Zonta e o terceiro lugar de Átila Abreu. O fim da prova foi confuso devido a uma entrada do safety car no instante da abertura de box para o pit stop obrigatório. Zonta já estava dentro do box quando a bandeira amarela foi agitada, mas outros efetuaram o pit sob regime de safety car e foram punidos..

Na prova inicial, os dois já haviam marcado pontos, com Átila em sétimo e Zonta em 12º, e, com isso, ambos subiram na tabela ao fim da rodada dupla. Agora, o paranaense é o sétimo colocado, três pontos à frente do companheiro de equipe.

Átila ganhou posições na largada da primeira corrida e se posicionou em 11º, duas posições à frente de Zonta. O sorocabano continuou sua progressão e subiu para nono nas primeiras cinco voltas, enquanto o paranaense ganhou uma posição.

Na primeira metade da prova, o piloto do carro #51 seguiu evoluindo e chegou ao sétimo lugar na décima volta. Faltando 20 minutos para o fim, abriu-se a janela de pit stops, e tanto Zonta como Átila ficaram na pista, estendendo o stint inicial.

Depois que todos pararam, Átila ficou em sétimo, enquanto Zonta, que chegou a andar em terceiro antes da troca de pneus, caiu para 14º. O sorocabano seguiu nessa posição até a chegada, enquanto Ricardo levou o carro #10 ao 12º lugar.

Na segunda prova, Átila manteve o quarto lugar após a largada, e Zonta ganhou duas posições, indo para décimo. Na segunda volta, o sorocabano poupou um disparo do push to pass, enquanto os rivais à sua frente o usaram. Com isso, na volta seguinte, Átila passou dois rivais para ficar em segundo.

No troca-troca de pushes, Átila chegou a cair para quinto nas voltas seguintes, mas logo se recuperou e voltou para segundo, passando três adversários. Quem também fazia boa corrida era Zonta, que já estava em sétimo na décima volta.

Em seguida, uma grande confusão aconteceu: assim que a janela obrigatória de pit stops se abriu, o safety car foi acionado. Como não iria entrar, Átila passou direto, enquanto outros pilotos hesitaram em entrar ou já estavam entrando para fazer o pit stop, caso de Zonta.

Átila assumiu a liderança e a manteve após a relargada, mas logo depois teve de fazer o pit stop e voltou em sétimo, o primeiro entre os que pararam depois. Por outro lado, Zonta herdou o primeiro lugar nas voltas finais e partiu para a vitória. No fim, quatro pilotos que estavam à frente de Átila foram desclassificados, o que promoveu o sorocabano para terceiro.

A Stock Car volta no dia 9 de setembro com a rodada dupla disputada em Cascavel (PR).

O que eles disseram:

“A corrida foi brilhante. É claro que houve alguns toques, consegui escapar e seguir. Meu carro estava espetacular. Na primeira corrida, se não tivéssemos demorado um pouquinho no pit, perdemos dois segundos, teríamos terminado entre os dez primeiros colocados. Mas a segunda corrida foi brilhante, tentei abrir o máximo possível. Meu carro realmente estava muito bom e sobrando pushes. Agradeço aos que votaram em mim no Fan Push, ajudaram muito! O Fan Push faz diferença sempre, poder usar o push por três voltas seguidas ajuda muito, no fim eu consegui abrir. Estou feliz demais, ganhar corrida é a melhor coisa que há!”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Tínhamos uma estratégia clara de terminar entre os dez primeiros na corrida inicial, com uma tática de combustível e de pneus para se posicionar bem para ganhar a segunda. Foi isso que fizemos. Fiz uma largada muito boa na primeira corrida, passei quatro caras por fora na freada do grampo. Daí vim crescendo, avançando, e cheguei a estar em sexto, mas abasteci um pouco mais e perdi uma posição por causa disso, mas me coloquei como uma das melhores estratégias para a corrida 2. O (Vitor) Genz segurou muito bem na segunda prova, mas daí eu e o Rubinho conseguimos escapar, nós o surpreendemos, e fizemos uma corrida à parte, os carros estavam muito parecidos. Quando tem um carro parado, falei com a equipe e iríamos parar. Quando faltavam duas curvas, a equipe mandou que eu não parasse, e o Rubinho entrou. Logo que ele entra, dá o safety car, e pensei que ele tinha ganho a corrida porque entrou no momento certo, mas ele abortou e uma galera entrou. Depois do pit stop, eu consigo voltar à frente mas o Rubinho me pressionou até ter um problema. Daí para minha surpresa puniram uns e outros não, e eu cheguei em terceiro. Fiz o meu trabalho e o que eu podia, fiz o que tínhamos programado. Vou continuar fazendo o meu trabalho para ganhar as corridas.”

Átila Abreu, piloto do carro #51

Resultado da primeira corrida:

1º F.Fraga – 42m12s393
2º D.Serra – a 1s860
3º M.Wilson – a 3s404
4º C.Bueno – a 6s567
5º C.Ramos – a 8s548
6º T.Camilo – a 9s687
7º Á.Abreu – a 10s782
8º G.Casagrande – a 11s815
9º R.Barrichello – a 16s430
10º V.Genz – a 17s077

Resultado da segunda corrida:

1º R.Zonta – 42m05s998
2º C.Bueno – a 30s236
3º Á.Abreu – a 34s708
4º N.Piquet – a 35s833
5º F.Lapenna – a 36s838
6º B.Figueiredo – a 38s306
7º M.Wilson – a 38s306
8º R.Barrichello – a 41s534
9º A.Khodair – a 44s095
10º G.Lima – a 45s252

Classificação do campeonato:

1º D.Serra – 191 pontos
2º M.Wilson – 148
3º F.Fraga – 147
4º M.Gomes – 135
5º R.Barrichello – 129
6º C.Bueno – 116
7º R.Zonta – 95
8º J.Campos – 92
9º Á.Abreu – 92
10º L.di Grassi – 68

Dupla da Shell V-Power parte para corrida de recuperação e sobrevivência na dura pista de Campo Grande

Ricardo Zonta e Átila Abreu vão largar na sétima fila na primeira prova da rodada dupla, no exigente e travado circuito sul-mato-grossense

A dupla da Shell V-Power vai largar na sétima fila na primeira corrida da rodada dupla da Stock Car em Campo Grande (MS). Ricardo Zonta ficou com o 13º lugar no Q2, apenas 0s030 à frente de Átila Abreu, o 14º.

Átila e Zonta entraram na pista apenas no segundo grupo do Q1 e o sorocabano se posicionou em quarto lugar, com 1m24s618, duas posições à frente de seu companheiro de equipe, que fez 1m24s735.

No entanto, com a variação das condições da pista, a segunda mais lenta do calendário, os dois pilotos da Shell V-Power ficaram com tempos piores do que na etapa inicial do treino, com Zonta fazendo 1m25s173 e Átila, 1m25s203.

Largando do meio do pelotão, a aposta de Átila e Zonta é no bom rendimento que os carros da Shell V-Power costumam apresentar em pistas que provocam um grande desgaste dos pneus, caso de Campo Grande.

A rodada dupla começa a partir das 13h (de Brasília) deste domingo, com a segunda corrida tendo a largada às 14h05, com grid invertido entre os dez primeiros colocados da prova inicial. O SporTV2 transmite as duas corridas ao vivo.

O que eles disseram:

“Tentamos tirar o máximo do carro, mas tínhamos um limite de frente e aqui se você abusa da frente, vai na sujeira e perde a saída de curva. Temos de analisar o porquê e tentar evoluir para as próximas corridas”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Meu carro estava muito bem em todos os treinos, tanto com pneu novo como com pneu velho, e passamos com facilidade pelo Q1 sem forçar o carro. Estava um pouco dianteiro, mas normalmente na segunda volta fica mais traseiro e compensa. Não sabemos o que aconteceu, perdemos totalmente o grip, ficou mais dianteiro ainda e perdeu velocidade de contorno. Tirei o pé na primeira volta porque achei que não era assim que viraria, mas foi só piorando. Precisamos entender por que o equilíbrio do carro piorou tanto, e foi com os dois carros. É frustrante, mas por outro lado o carro está bom para a corrida e vamos remar para fazer bons pontos e buscar a vitória na segunda corrida. Aqui será uma corrida de sobrevivência, o desgaste vai interferir muito, vamos ver o que fazer para ter o carro bom e crescer na corrida, mas o desgaste vai ser bom para nós”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Essa posição nos expõe mais ao risco na largada, que é sempre crítica aqui. Vínhamos muito confiantes após a performance nos treinos, principalmente o Átila, que estava muito bem de pneu novo e usado, mas no Q2 ficamos aquém do potencial. O carro do Ricardo não estava tão bem e também não conseguiu o máximo do potencial. Será uma corrida de sobrevivência, muito desgastante para pneus e freios, e será uma outra realidade”

Thiago Meneghel, chefe da Shell V-Power

Stock Light: TMG Light Team salva pontos em prova tumultuada em Londrina

Domingo de sol e muito calor, bandeira vermelha e muitos acidentes acabaram atrapalhando as pretensões de Erik Mayrink e Gustavo Bandeira.

A terceira etapa da Stock Light, categoria de formação de pilotos para a Stock Car, teve a segunda corrida tumultuada neste domingo, em Londrina (PR), onde uma série de incidentes, bandeira vermelha e intervenções do safety car marcaram a prova.

Com todos os percalços a TMG Light Team acabou pontuando nas duas corridas com Erik Mayrink (15º e 11º) e Gustavo Bandeira (13º e 8º), onde na segunda corrida o piloto do carro #66 foi penalizado em 20 segundos por excesso de velocidade nos boxes na entrada para a parada obrigatória do pitstop.

Para o chefe da equipe, Robson Fernandes, os dois pilotos tem evoluído a cada etapa. “Os dois são estreantes na categoria e estão buscando a cada corrida experiência. Isso vem acontecendo e tem sido bastante positivo o entrosamento a cada etapa”, destacou.

O jovem Erik Mayrink lamentou os incidentes, que interferiram bastante no resultado da prova. “O resultado foi longe do esperado. Depois de um 19º lugar na tomada, conseguimos um 11º na geral e terceiro na rookie. Estávamos competitivos e só tenho que agradecer o empenho da equipe e o apoio do meu patrocinador PGG Chemical”, avaliou.

Para Gustavo Bandeira, o bom trabalho da equipe não se reverteu em resultado na pista. “Fomos rápidos nos treinos, mas não conseguimos uma volta boa na classificação. Na corrida 1, largamos em 16º, tínhamos ritmo para fazermos uma corrida de recuperação e fomos muito conservadores e não conseguimos buscar um bom resultado. Na segunda prova, após terminarmos em terceiro na categoria rookie, que premia os estreantes do campeonato, fui penalizado e caí para 18º. Uma pena, mas bola pra frente. Teremos dois meses de intervalo para com muito foco e trabalho buscarmos nossos objetivos”, explicou.

A Stock Light volta a pista daqui 90 dias para a quarta etapa da categoria.

Erro no pit-stop tira vitória de Átila Abreu na segunda corrida em Londrina

Vencedor do Fan Push, Ricardo Zonta também tem jornada conturbada mas permanece entre os dez melhores do campeonato

A Shell V-Power esteve perto de conquistar a primeira vitória na temporada 2018 da Stock Car com Átila Abreu, na segunda corrida de Londrina. No entanto, um drive through nas voltas finais tirou essa possibilidade. De qualquer forma, o sorocabano conseguiu seu melhor resultado no ano, com um sexto lugar na primeira bateria, enquanto Zonta pontuou nas duas provas, em 13º e 11º, respectivamente, e segue no top10 da tabela.

Na corrida, 1, Átila e Zonta evitaram toques na largada e mantiveram a décima e 11ª posições do grid. Numa pista de dificílimas ultrapassagens, Átila começou a evoluir na nona volta, ao subir para o nono lugar, enquanto Zonta, que chegou a rapidamente cair para 12º, também entrou no top10, na 12ª passagem.

A progressão da dupla da Shell V-Power continuou, com Átila subindo para oitavo na 14ª volta. Logo depois, começou a janela para reabastecimento e Zonta entrou de cara, enquanto Átila estendeu a janela o máximo possível antes do pit stop.

Na volta à pista, Zonta ficou encaixotado num pelotão de vários carros e ficou em 13º, enquanto Átila, mesmo colocando uma quantidade significativa de combustível e trocando os dois pneus do lado direito no pit stop, subiu para a sexta colocação no fim da janela de paradas.

Nas voltas finais, Átila ainda aumentou o ritmo para tentar o top5, mas ficou a dois segundos do quinto colocado, enquanto Zonta, que chegou a subir para 12º, caiu de novo para 13º nas voltas finais da bateria.

Ricardo Zonta foi um dos contemplados com o Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem, mas ficou parado na saída para a volta de apresentação e, depois que finalmente o carro funcionou, teve de largar do fim do pelotão. Já Átila caiu de quinto para sexto quando a bandeira verde foi agitada.

Na abertura da oitava volta, o sorocabano voltou ao top5 e conseguiu abrir sobre seus perseguidores mais próximos. Átila subiu para a quarta posição na 12ª volta depois após uma punição a Felipe Fraga por queima de largada. Enquanto isso, Zonta sofria no meio do tráfego do fim do pelotão.

Uma intervenção do safety car juntou os carros, e Átila manteve a quarta posição na relargada. Logo em seguida, começou a janela de pit stops e o sorocabano do carro #51 repetiu a tática da prova anterior, estendendo sua janela, enquanto o paranaense entrou logo.

Com uma pilotagem perfeita nas voltas que antecederam seu pit stop, Átila ganhou tempo e, quando voltou à pista, assumiu a liderança. Zonta também se beneficiou com os pit stops, e ganhou cinco posições.

No entanto, Átila foi obrigado a fazer um drive through nos boxes, por uma irregularidade no procedimento de pit stop. Com isso, o sorocabano saiu da briga pela vitória e completou a corrida em 16º, enquanto Zonta cresceu nas últimas voltas e terminou em 11º.

O próximo desafio para a Shell V-Power na Stock Car será no circuito de Santa Cruz do Sul (RS), daqui a duas semanas.

O que eles disseram:

“Estamos em nono no campeonato, tomara que seja a pior posição no ano. Foi a primeira vez que tivemos um carro muito complicado, nunca tive um problema desse. Tentamos ser muito agressivos, foi indo, foi indo, e passamos do limite. O que fizemos na classificação e na corrida serve de aprendizado para as próximas provas. Obrigado aos que me proporcionaram ser premiado mais uma votação do Fan Push este ano”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10
“É lógico que estou aborrecido pela vitória que escapou aqui em Londrina. Tivemos um carro rápido em todas as etapas do ano, e em todas as etapas problemas nos impediram de transformar a performance em pontos no campeonato. Mas não é hora de apontar o dedo pra ninguém. O automobilismo é um esporte coletivo: ganhamos e perdemos juntos. Vamos tirar as lições do que aconteceu aqui hoje para voltar mais fortes no restante da temporada”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Estamos muito decepcionados, tínhamos um bom ritmo na corrida mas desperdiçamos pontos. Tivemos problemas no pit stop do Átila, com uma sequência de erros. O carro parou torto, fora da posição, o abastecedor ficou mal posicionado, a hora em que ele puxou o galão, ficou enroscado. E o responsável já estava erguendo o carro. Uma pena porque a corrida do Átila estava na mão, era só trazer para casa. O problema com o Zonta na segunda prova foi que o carro não pegou por algum problema na bateria. Chegou a bateria auxiliar, mas quando ele conseguiu sair, o grid todo já tinha passado, e ele precisou largar em último”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power

Classificação do campeonato:

1º D.Serra – 116 pontos
2º C.Bueno – 80
3º F.Fraga – 76
4º R.Barrichello – 72
5º M.Wilson – 68
6º L.di Grassi – 68
7º M.Gomes – 67
8º J.Campos – 66
9º R.Zonta – 52
10º G.Casagrande – 48

Shell V-Power aposta num forte ritmo de corrida para chegar de novo ao pódio em Londrina

Num dia marcado pelo calor e por um grande equilíbrio, Átila Abreu é o décimo no grid, uma posição à frente de Ricardo Zonta

Em mais um dia de sol forte e calor em Londrina, a Shell V-Power colocou Átila Abreu entre os dez primeiros no grid da corrida inicial, com a décima colocação, um posto à frente de seu companheiro de equipe Ricardo Zonta. Apenas 0s035 separaram os dois pilotos no Q2.

Tanto Átila Abreu como Ricardo Zonta entraram na pista logo no primeiro grupo do Q1. O sorocabano conseguiu o sexto melhor tempo do grupo, apenas 0s035 à frente do companheiro de equipe, o sétimo. Após a entrada do segundo grupo, Átila avançou ao Q2 em 11º, enquanto Zonta foi o 13º.

Na segunda parte do treino, o equilíbrio foi muito grande e por pouco os pilotos da Shell Racing não conseguiram avançar ao Q3. Átila fechou o top10 com um tempo apenas 0s121 acima da posição de corte, o sexto lugar, enquanto Zonta acabou uma posição atrás do companheiro de time.

Se na classificação o ritmo dos carros em volta lançada não o esperado, a expectativa de ambos os pilotos para a corrida é de uma evolução, já que normalmente a dupla da Shell V-Power tem contado com um ritmo superior numa sequência de voltas em corrida. Em 2017, Zonta venceu a corrida 2 de Londrina e, no ano anterior, Átila subiu ao pódio.

Como venceu o prêmio do Fan Push na última etapa, Átila Abreu não concorre ao disparo extra do botão de ultrapassagem da corrida 2 em Londrina. Já Ricardo Zonta, que foi contemplado em Curitiba, participa da votação que vai até o começo da rodada no site oficial da categoria (www.stockcar.com.br).

A largada para a primeira bateria será às 14h (de Brasília), enquanto a segunda prova, com grid invertido entre os dez primeiros da corrida inicial, será às 15h05. A transmissão ao vivo será do SporTV2.

O que eles disseram:

“É uma pista difícil de ultrapassar, mas largar em 11º é bastante importante para sair do bolo e das confusões. É claro que gostaríamos de largar entre os seis primeiros, o que era nosso objetivo, e ainda temos de estudar os dados. Mas o carro é rápido na sequência de voltas. Talvez para uma volta só tenhamos de evoluir um pouquinho, mas vamos para uma boa corrida”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Treino é treino e jogo é jogo, não é uma posição tão ruim, mas longe do que esperávamos, imaginávamos estar entre os seis primeiros, no Q3. Vamos entender o que aconteceu com o carro. No Q1 tive de andar muito, não deu pra dar uma volta só, tive de dar três e aí no Q2 você já fica com menos pneu. É uma soma de fatores, mas esse era o nosso potencial hoje, vamos trabalhar para amanhã”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Esperávamos um pouco mais. No caso do Átila, ele teve de andar bastante no Q1, precisou dar três voltas rápidas para conseguir um bom tempo, enquanto na classificação inteira teve piloto que só deu três voltas. Sabíamos que ele ficaria com uma condição bem pior de pneu para o Q2, e que seria difícil passar ao Q3 ou brigar pela pole. E no caso do Zonta, ele deu uma volta só no Q1 e comentou que o carro era bom mas ele não tinha encaixado uma boa volta, mas no Q2 fez uma volta igual, esperávamos uns dois décimos mais rápido, precisamos estudar”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power

Classificação do campeonato:

1º D.Serra – 80 pontos
2º C.Bueno – 65
3º F.Fraga – 59
4º J.Campos – 55
5º R.Zonta – 47

Átila Abreu domina os dois treinos livres de sexta-feira em Londrina para a Shell V-Power

Com desempenho sólido nas duas sessões, equipe também coloca Ricardo Zonta no top10

Os dois treinos livres de sexta-feira para a quarta rodada dupla da temporada 2018 da Stock Car pertenceram a Átila Abreu. Em Londrina, o sorocabano levou o carro #51 à primeira colocação nas duas sessões.

Quinto colocado no campeonato, Ricardo Zonta também conseguiu um desempenho sólido no circuito paranaense e completou a primeira sessão, pela manhã, em 14º, enquanto à tarde subiu quatro posições, fechando o top10.

Logo no primeiro treino, Átila iniciou bem o acerto do carro e marcou o tempo de 1m11s351, terminando 0s064 à frente do segundo colocado, enquanto Zonta completou a prática a 0s510 do companheiro de equipe.

Na segunda sessão, Átila entrou no segundo grupo e cravou a melhor marca do dia no finalzinho, ao fazer 1m10s636. Zonta também figurou entre os primeiros colocados e completou a sexta-feira com 1m11s143.

Neste sábado, os dois voltam à pista para o terceiro treino livre, às 9h40. A classificação para a primeira bateria será às 13h, com transmissão do SporTV3. Domingo, as duas baterias serão às 14h e 15h05, respectivamente. O SporTV2 transmite.

O que eles disseram:

“Foi um bom dia, desde o shakedown já fomos os primeiros, como nos dois treinos livres. Buscamos um carro visando à classificação, aqui é difícil achar um equilíbrio, lembra um pouco circuito de rua nesse ponto, com ondulações e alguns trechos desgastados. Mexemos o carro de um lado para o outro mas ainda não encontramos algo conclusivo. Mas o carro está rápido, fomos bem nos dois treinos. Vamos colher as informações para melhorar amanhã, vamos ver as condições climáticas, embora parece que vai ficar bom. Aqui conforme todos vão andando, inclusive de outras categorias, a pista vai melhorando. Até aqui, fizemos um bom trabalho”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“A pista exige bastante dos pneus, está com vários pontos só com pedra, então quando se coloca pneu melhor evolui bastante. Temos de ainda buscar um diferencial no pneu, e temos de melhorar o carro para tirar a maior aderência do pneu novo. As análises que faremos ajudarão nesse sentido, o Átila terminando em primeiro mostra que estamos no caminho”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Começamos bem sim, temos muita confiança no comportamento dos carros com pneus usados, os dois tinham desempenhos bem parecidos. Vamos trabalhar para os dois avançarem ao Q3 e acho que vai dar”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power

Resultado do primeiro treino:

1º Á.Abreu – 1m11s351
2º S.Jimenez – 1m11s415
3º V.Genz – 1m11s484
4º F.Fraga – 1m11s532
5º F.Lapenna – 1m11s627

Resultado do segundo treino:

1º Á.Abreu – 1m10s636
2º F.Fraga – 1m10s701
3º L.Foresti – 1m10s817
4º M.Wilson – 1m10s948
5º J.Campos – 1m10s968

Stock Car Light: TMG Light Team chega mais entrosada em Londrina

Pilotos Gustavo Bandeira e Erik Mayrink acreditam em evolução da equipe e querem mostrar o real potencial do time

A disputa da terceira etapa da Stock Light acontece neste final de semana, em Londrina, no Paraná, depois de uma pausa de pouco mais de um mês no calendário. O bom trabalho e o maior entrosamento da equipe com pilotos da TMG Light Team animam time para mostrar o real potencial de todos e buscar o primeiro pódio da temporada 2018 na principal divisão de acesso a Stock Car.

O brasiliense Gustavo Bandeira acredita nessa evolução da equipe, mostrada nas últimas etapas e que em Londrina podem estar mais perto do pódio. “A expectativa e ótima, vamos sempre com pensamento positivo em todas as etapas, a cada corrida a equipe está evoluindo e eu também. Estamos cada vez mais entrosados. Em Curitiba, não conseguimos mostrar o quanto estávamos competitivos com os resultados, infelizmente não mostraram nem um pouco do que podíamos fazer, mas em Londrina será diferente, os treinos foram bons lá, e agora vamos buscar isso na etapa. Vamos fazer treinos sólidos, uma boa tomada de tempo, e fazer um final de semana perfeito quem sabe com pódio, porque temos potencial, falta só encaixar tudo pra isso acontecer”, contou Gustavo.

Para o companheiro de equipe de Gustavo, o piloto Erik Mayrink, a pista já é conhecida, pois no ano passado subiu no pódio na Sprint Race. “O início do ano não foi dos melhores, mas acredito que estamos cada vez mais competitivos e espero que em Londrina a gente consiga mostrar o real potencial da equipe. Eu tenho boas expectativas nessa etapa porque além do autódromo ser o meu favorito eu conquistei lá quando corri de Sprint Race um segundo lugar e a melhor volta da prova”, disse Erik.

As atividades de pista da Stock Light em Londrina começam na sexta-feira, com treinos livres às 10h30 e 13h05. No sábado, além de um último ensaio às 8h50, acontece a tomada classificatória (11h30) e a primeira corrida do final de semana (14h30).  No domingo, a prova que fecha a rodada dupla válida pela terceira etapa do campeonato tem largada marcada para 12h35, com transmissão ao vivo do Sportv.

 

TMG Via Italia Racing vence na abertura do Brasileiro de Endurance

Com o pé direito. Literalmente. Pisando forte no acelerador da Lamborghini Huracán GT3, Chico Longo e Daniel serra levaram a equipe TMG Via Italia Racing ao lugar mais alto do pódio na abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance, que aconteceu neste sábado em Curitiba, Paraná. Depois de quatro horas de corrida, Daniel Serra recebeu a bandeirada em primeiro com boa vantagem para o Porsche 911 GT3. Completou o pódio da geral a Mercedes AMG GT3.

O time largou na segunda colocação atrás somente do rápido protótipo AJR. Chico Longo ficou com a importante missão em largar no grid de 30 carros. Na largada caiu para a terceira colocação, mas logo um protótipo foi punido por queima de largada. Buscando ritmo de corrida – última prova do piloto foi em 2015 – a cada volta Chico conseguia melhorar seus tempos. Na primeira parada obrigatória para troca de pilotos, Chico entregou o carro para Daniel Serra na 5ª colocação. “Estou ainda buscando meu melhor ritmo de corrida. Mas o carro é fantástico e fácil de pilotar. Ainda estamos desenvolvendo o acerto e podemos tirar um pouco mais de performance. Optamos pelo Serra o restante da corrida para tirarmos o máximo de informações em ritmo de corrida e voltas muito rápidas”, disse Chico Longo.

Daniel Serra assumiu o comando da Lamborghini Huracán GT3 e começou a caça aos líderes. Na segunda parada obrigatória Serra já era o líder. Mesmo com algumas trocas temporárias de ponteiros nas paradas obrigatórias, na parte final da corrida Serra era o líder e completou a corrida com ótima vantagem para o 2º colocado, dupla formada por Ricardo Mauricio e Marcel Visconde. Xandy e Xandinho Negrão completarão o pódio de Mercedes. “Foi um trabalho muito legal aqui em Curitiba. Gosto muito deste trabalho de desenvolver carros e buscar a melhor performance e acerto. Esta Lamborghini é fantástica. Um dos melhores carros que já pilotei. Agradeço muito o Chico por participar novamente de corridas de GT aqui no Brasil. A equipe TMG Via Italia Racing fez um bom trabalho. Começamos a competição da melhor forma”, disse o atual campeão da Stock Car e atual campeão da 24 Horas de Le Mans.

A próxima etapa acontece no mês de junho no Autódromo de Interlagos, São Paulo.

TMG Via Italia Racing é o mais rápido em Curitiba

Nesta sexta-feira acontecerão os treinos oficiais do Brasileiro de Endurance

Pronto! Oficialmente a Lamborghini Huracán GT3 da TMG Via Italia Racing estreou oficialmente no Brasil. Depois de treinos extra-oficiais em Interlagos e no próprio Autódromo de Curitiba, hoje aconteceram os primeiros treinos oficiais do Campeonato Brasileiro de Endurance.

30 carros estiveram na pista neste primeiro dia de treinos. A dupla da TMG Via Italia Racing, Chico Longo e Daniel Serra foram os mais rápidos no geral. Vale lembrar que a competição é dividida nas classes GT3, P1, P2, P3 e GT4. “É um carro que estamos desenvolvendo do zero aqui no Brasil. A Huracán foi a vencedora da 24 Horas de Daytona este ano. Então o projeto deste carro já é vitorioso. Estou aos poucos “desenferrujando” e a cada treino melhoro a minha performance”, comentou Chico Longo, que a última corrida oficial foi 2015.

Já Daniel Serra gostou muito do carro. “É um carro de corrida extraordinário. Estamos ainda no início do desenvolvimento e mesmo assim já é rápido. Estou muito contente em representar a Lamborghini e estar novamente ao lado do Chico”, disse Serrinha, atual campeão da Stock Car e parceiro de Chico Longo desde 2006.

Neste sábado acontece um warm-up pela manha, depois tomada de tempos e a partir das 14h00 o início da corrida. Serão quatro horas de corrida.

Shell V-Power conquista com Ricardo Zonta o primeiro pódio na temporada 2018 da Stock Car

Paranaense deixa o Velopark em quinto no campeonato, enquanto Átila termina em quarto a segunda corrida largando do box

A Shell V-Power conquistou seus melhores resultados até o momento na temporada 2018 da Stock Car. No Velopark, Ricardo Zonta brigou pela vitória na primeira bateria e terminou em segundo, enquanto Átila Abreu ganhou 27 posições na segunda corrida para terminar em quarto. Com esses resultados, Zonta deixa a etapa como quinto colocado na classificação geral com 47 pontos.

Na primeira bateria, Zonta e Átila largaram em quarto e quinto e mantiveram as posições nas primeiras voltas. No entanto, o sorocabano teve de abandonar devido a problemas de câmbio, e teve de esperar o trabalho da Shell V-Power para tentar alinhar na segunda prova.

Depois de uma relargada, Zonta perdeu duas posições e caiu para sexto, mas, com um ótimo desempenho do carro #10, conseguiu se recuperar. Com ultrapassagens e um ótimo trabalho de box, Ricardo ganhou terreno e subiu para segundo.

Após poupar disparos do push to pass, o paranaense partiu com tudo em busca da liderança nas últimas voltas e quase fez a ultrapassagem, mas terminou num ótimo segundo lugar, a apenas 0s6 do vencedor.

Com o problema do câmbio consertado em cima da hora, Átila partiu para a segunda corrida dos boxes. Como abandonou cedo a primeira prova, o piloto do carro #51 tinha feito apenas um disparo do botão de ultrapassagem e pôde usá-lo 20 vezes, sem contar o acionamento do Fan Push dado pelos fãs da Stock em votação pela internet – contemplado em Interlagos, Átila segue com 100% de aproveitamento em 2018.

Átila escalou o pelotão com manobras decididas e se posicionou em quinto depois dos pit stops após um bom trabalho da equipe. Enquanto isso, Zonta tinha outra atuação sólida, colocando-se em sétimo lugar mesmo com um reabastecimento mais longo, já que ele colocou menos combustível na primeira corrida.

O sorocabano saltou para o quarto lugar e tentou o pódio na última volta, mas não conseguiu a ultrapassagem. Já o paranaense colou no grupo dos cinco primeiros mas não houve tempo para mais ultrapassagens.

A próxima rodada dupla da Stock Car seria no dia 6 de maio, em Londrina (PR).

O que eles disseram:

“Na primeira corrida eu estava me mantendo numa estratégia de ficar em terceiro ou quarto economizando push, porque vi os ponteiros estavam gastando e eu conseguia chegar sem usar. Eu tinha uma diferença grande para o quinto colocado. Só que deu safety car e o quinto colou em mim, e na volta em que o quinto e o sexto me passaram eu não dei o push porque achei que a diferença era tranquila na reta principal> Daí no “S” um mergulhou e o outro aproveitou. Um puro erro meu porque deveria ter deixado o carro do lado de dentro que eles não me passariam. Aumentou a diferença para o líder, já que eu queria uma diferença administrável. Fizemos o pit mais agressivo possível e voltei a três segundos do líder, consegui chegar nele e tentei o máximo para fazer a ultrapassagem, mas ele usou os pushes dele. Na segunda corrida eu me posicionei bem nas largadas e relargadas, fiz boas ultrapassagens, mas no pit é claro que tivemos de colocar mais combustível. Sair daqui com o quinto lugar no campeonato mostra que temos condições de lutar pelo título”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Saio bem frustrado, é a terceira quebra em três corridas, não comemoro esse quarto lugar. Mesmo largando de último e terminando em quarto, fico bem decepcionado com o resultado”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Os dois pilotos fizeram a parte deles, o Zonta por pouco não ganha a primeira corrida e na segunda também fez tudo direitinho. A equipe mostrou evolução nos dois pit stops, fez bons pit stops nas duas corridas. Agora, a quebra é inadmissível, três seguidas… O Átila era para estar na briga do campeonato, mas ficou longe. Ainda deu para salvar 12 pontos, ele fez um corridão largando do box e passando todo mundo, mas é impressionante, a terceira seguida não dá…”

Thiago Meneghel chefe da Shell Racing

Resultado da primeira bateria:

1º C.Bueno – 41m17s304
2º R.Zonta – a 0s688
3º J.Campos – a 8s716
4º F.Fraga – a 8s974
5º R.Mauricio – a 12s308
6º L.Foresti – a 13s261
7º G.Casagrande – a 15s399
8º D.Serra – a 16s676
9º M.Gomes – a 17s984
10º A.Khodair – a 17s973*
*reclassificação por imagem

Resultado da segunda bateria:

1º D.Serra – 41m10s436
2º M.Gomes – a 1s484
3º J.Campos – a 8s460
4º Á.Abreu – a 8s688
5º F.Fraga – a 9s149
6º T.Camilo – a 9s336
7º R.Zonta – a 9s688
8º C.Bueno – a 12s220
9º R.Barrichello – a 12s870
10º A.Khodair – a 15s699

Classificação do campeonato:

1º D.Serra – 80 pontos
2º C.Bueno – 65
3º F.Fraga – 59
4º J.Campos – 55
5º R.Zonta – 47