Com atuações combativas na chuva, duplas da Shell V-Power saem com pontos de Interlagos

Zonta e Vanthoor brigam pelo pódio e terminam em quinto, enquanto Átila e Winterbottom escalam 19 posições durante a corrida

Num sábado agitado em Interlagos, a equipe Shell V-Power terminou a Corrida de Duplas da Stock Car com Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor na quinta colocação, enquanto Átila Abreu e Mark Winterbottom completarem a prova em 12º lugar.

Quando os carros já estavam na volta de apresentação, uma violenta pancada de chuva provocou o atraso da largada, mas quando finalmente a ação começou, os titulares da Shell V-Power deram um show de pilotagem em condições muito difíceis.

Depois de duas voltas atrás do safety car, Zonta escapou das confusões na largada lançada e manteve-se na quinta posição nas primeiras voltas, enquanto Átila, um dos contemplados do Fan Push, começou sua escalada, ganhando sete posições na primeira volta, de 31º para 24º e mais quatro na segunda.

Na quinta passagem, Zonta assumiu o quarto lugar, enquanto Átila continuou progredindo volta a volta. O paranaense ultrapassou mais um concorrente na 12ª volta e ganhou o segundo lugar duas passagens depois, enquanto o companheiro de equipe já era o 14º.

Ainda em segundo lugar, Zonta entrou para a troca de pilotos logo que o box foi aberto, enquanto Átila permaneceu na pista por mais uma volta. Depois de mais uma entrada do safety car, já com Vanthoor e Winterbottom nos carros da Shell V-Power, a dupla estava respectivamente em terceiro e 11º.

Depois da relargada, Vanthoor acabou perdendo o terceiro lugar, enquanto Winterbottom teve um contato com um adversário no “S” do Senna faltando dois minutos para o fim. No fim, o carro # 10 ainda caiu para quinto, enquanto o #51 fechou a prova em 12º, o que rendeu um ponto a Átila no campeonato.

A segunda etapa da temporada, que marca a primeira rodada dupla do ano, será disputada no dia 8 de abril, em Curitiba.

Resultado final em Interlagos:

1º D.Serra/J.P.de Oliveira – 1h02m03s225
2º R.Barrichello/F.Albuquerque – a 2s214
3º C.Ramos/K.van der Lindt – a 6s428
4º R.Maurício/F.Nasr – a 7s094
5º R.Zonta/L.Vanthoor – a 7s757

Classificação do campeonato:

1º D.Serra – 20 pontos
2º R.Barrichello – 17
3º C.Ramos – 14
4º R.Maurício – 12
5º R.Zonta – 10
6º M.Wilson – 8
7º M.Gomes – 6
8º A.Khodair – 5
9º R.Suzuki – 4
10º G.Salas – 3
11º L.Foresti – 2
12º Á.Abreu – 1

O que eles disseram:

“O começo da corrida estava perigoso, mesmo em quinto lugar eu não enxergava nada. É um problema dos carros de turismo, mas consegui escapar do acidente na primeira curva. Estava com o carro muito bem balanceado, sem usar o push eu ultrapassava os outros carros. Quando eu estava em segundo, deu um safety car e juntou todo mundo. O pit stop foi bom e na relargada os pilotos mais acostumados às relargadas na Stock Car se deram bem em relação aos convidados e perdemos posições. É superbom mostrarmos uma competitividade tão grande. O acerto de Interlagos é bem diferente do que nas outras pistas e nos outros lugares já vínhamos mostrando bom desempenho, vamos trabalhar para a próxima etapa e manter essa performance de andar entre os três primeiros.

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Foi uma corrida interessante, com muita chuva no começo. O Ricardo fez um ótimo trabalho ao me entregar o carro em segundo. Fiquei um pouco desapontado, porque não consegui ter o mesmo ritmo para brigar com os outros. Dava para ter chegado mais à frente mas os pontos pelo quinto lugar foram bons para o Ricardo”

Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta

“Foi uma corrida muito boa, a chuva veio para bagunçar no começo, mas consegui passar muitos carros. A visibilidade era pouca mas ainda assim consegui aproveitar. Teve a intervenção do safety car e eu consegui entregar o carro em 12º lugar. Perdemos algumas posições no pit stop, mas o Mark fez um ótimo trabalho, pegou o carro na fogueira, um outro piloto o jogou para fora e acabamos ainda em 12º. Bora para a frente, corridas são corridas e começou o ano. Queria agradecer aos fãs por mais um prêmio do Fan Push!”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Foi um grande desafio vir de último e o Átila foi maravilhoso na chuva, foi impressionante como ele veio de trás. Perdemos tempo no pit stop e ficamos atrás de outro carro. Poderíamos ter chegado em sexto, mas outro carro me fez rodar e cair para 12º. Mas nos divertimos, é um grande time e ainda terminamos nos pontos. Amei a experiência, o time foi todo muito amigável”

Mark Winterbottom, parceiro de Átila

“Foi uma corrida legal, esperamos sempre mais. No caso do carro #10, chegamos a estar na frente, em quarto na pista, mas com outros ainda por parar. Mas a parada era dura pro Vanthoor contra os pilotos titulares, talvez tenha faltado experiência para ele usar os pushes, perdeu algumas oportunidades e algumas posições nisso. Pelo menos um pódio estava no nosso alcance. O Átila fez uma corrida fantástica, ganhou muitas posições com um push só. O Mark já era o oitavo pelas nossas contas mas acabou tocado mas mesmo assim salvou um ponto. Para quem largou em último, valeu, vamos para a próxima”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power

Shell V-Power larga na terceira fila na Corrida de Duplas com Zonta e Vanthoor

Em Interlagos, carro #10 volta a mostrar bom desempenho e anda sempre entre os primeiros; Átila e Winterbottom partem para prova de recuperação

A Shell V-Power colocou a parceria formada por Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor na quinta posição no grid de largada da primeira etapa da temporada 2018 da Stock Car, a Corrida de Duplas, em Interlagos. Átila Abreu e Mark Winterbottom tiveram problemas elétricos, não marcaram tempo no Q1, e vão largar em 31º.

Depois de um excelente desempenho nos treinos livres, o carro #51 não funcionou na hora da classificação e Átila e Winterbottom não conseguiram andar. Resta a Átila relembrar a última Corrida de Duplas, na qual também partiu do fim do grid e arrancou um bom sexto lugar.

Já o carro #10 conseguiu avançar com tranquilidade à segunda etapa do treino, com a média das voltas de Zonta e Vanthoor dando à parceria o nono lugar.

Na segunda fase da classificação, Zonta e Vanthoor voltaram ao topo da tabela de tempos, como já havia acontecido nos treinos livres de quarta e quinta-feira e conquistaram outra passagem tranquila à etapa decisiva do treino.

No Q3, Vanthoor pilotou o carro e chegou a fazer um segundo setor melhor do que o pole position, mas no fim acabou com o tempo de 1m37s375 na sua única volta lançada, conquistando um lugar na terceira fila.

A Corrida de Duplas será disputada a partir da 13h30 deste sábado, com transmissão ao vivo do SporTV3. A corrida terá a duração de uma hora, e cada time define quem larga, se o convidado ou o titular, mas com pit stop obrigatório e reabastecimento.

As duas parcerias da Shell V-Power concorrem ao prêmio do Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem adicionado aos oito previstos. A votação segue no site da Stock car até a largada.
O que eles disseram:

“Trabalhamos bastante o carro na classificação, tínhamos um carro para deixar mais rápido no fim. O Laurens fez um ótimo trabalho, classificou em primeiro no Q2 e uma pena que teve um errinho no fim, e o carro está bem balanceado para amanhã”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“As condições estavam muito difíceis porque fez muito mais calor do que nos outros dias. Você tem de guiar o carro de uma forma muito diferente e limpa. No Q2 tudo funcionou perfeitamente, mas no Q3 é uma volta só e em umas curvas forcei demais, mas não é uma posição ruim de largar. O carro está bom e amanhã vai depender de uma série de fatores”

Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta
“Estou frustrado, treinamos bem e evoluímos o carro, tenho certeza de que estaríamos no Q3 brigando pela pole, mas é carro de corrida. Agora é tentar fazer a melhor estratégia para tentar alguns pontos, já que não só é uma corrida festiva, vale pontos para o campeonato e o foco é o título. Não dá para fazer loucura, mas temos pouco a perder pela posição na qual estamos largando e confio muito no Mark para uma boa corrida de recuperação”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Infelizmente não andamos, porque estávamos muito rápidos pela manhã, teríamos confortavelmente ficado entre os seis primeiros. Vamos ver amanhã, tínhamos uma grande chance de vencer, vamos tentar um bom resultado, amanhã é um novo dia”

Mark Winterbottom, parceiro de Átila

“Ficamos muito tristes com o que aconteceu com o carro #51, um problema elétrico. Tínhamos muita confiança de que estaríamos no Q3 brigando pela pole. Estávamos o tempo todo com os dois carros entre os seis primeiros. Ficamos tristes por não termos dado as condições que os nossos pilotos mereciam. Com o carro #10 confirmamos a performance, sabíamos que estaríamos brigando pela ponta e foi uma pena dois pequenos erros no Q3 nos tirarem da briga pela pole, já que na Stock é tudo muito perto. Mas eles têm toda a condição de brigar pelo pódio e pela vitória”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power
Grid de largada:

1º D.Serra/J.P.de Oliveira – 1m37s032
2º L.di Grassi/A.Farfus – 1m37s134
3º R.Barrichello/F.Albuquerque – 1m37s179
4º F.Fraga/N.Catsburg – 1m37s283
5º R.Zonta/L.Vanthoor – 1m37s375

Shell V-Power lidera novamente com o carro # 10 e coloca o # 51 em quarto em Interlagos

Zonta e Vanthoor repetem o resultado dos primeiros treinos, enquanto Átila e Winterbottom confirmam trabalho sólido da equipe

A Shell V-Power consolidou um ótimo desempenho nos treinos livres desta quinta-feira para a abertura da temporada 2018 da Stock Car, a Corrida de Duplas, em Interlagos. A exemplo do que ocorrera nas práticas de quarta-feira, Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor (que formam a única parceria da prova com dois campeões mundiais) foram os mais rápidos, com tempo de 1m35s799, enquanto Átila Abreu e Mark Winterbottom ficaram na quarta posição, a apenas 0s149 dos líderes.

O dia começou com um treino livre marcado pela instabilidade climática, mas foi possível a Vanthoor e Winterbottom adquirirem mais quilometragem. No fim, o carro #10 ficou na nona colocação, enquanto o carro #51 ficou duas posições atrás.

No treino da tarde, Átila e Winterbottom brigaram pelo topo do grupo inicial e só perderam o primeiro lugar na última volta, terminando em segundo. Zonta e Vanthoor entraram no segundo grupo e lideraram praticamente desde o começo, consolidando o ótimo desempenho da Shell V-Power, mesmo sendo o time com menos tempo de pista, já que não conta com nenhum estreante como titular, nem convidado rookie.

Os pilotos voltam à pista nesta sexta-feira para mais um treino livre às 9h15, enquanto a classificação está marcada para as 12h, com transmissão do SporTV2.

No sábado, a Corrida de Duplas começará às 13h30 e o SporTV2 exibe ao vivo. Seis pilotos serão contemplados com um nono disparo do botão de ultrapassagem por intermédio de uma votação no site oficial da categoria.
O que eles disseram:

“Fizemos umas melhorias no carro, tanto que o tempo que viramos ontem foi com o botão de ultrapassagem e viramos bem hoje. Ser o melhor hoje foi muito importante por causa das mudanças que apontaram para o caminho certo. Fizemos uma simulação para o Laurens se habituar a esse tipo de condição. Se tudo der certo estaremos bem competitivos tanto na classificação como na corrida”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Foi um bom dia, pude dar mais voltas com a pista seca, o que foi bom para sentir melhor o carro. Foi um dia positivo e vamos ver o que a classificação de amanhã nos reserva”

Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta

“Foi um dia proveitoso, conseguimos evoluir bastante o carro em vários sentidos. Teve chuva, o Mark teve a possibilidade de andar mais no carro, depois uma garoa que atrapalhou um pouco. O equilíbrio do carro melhorou, estamos competitivos. Ainda falta um pouco, temos uns décimos para buscar, mas começa a alinhar um caminho mais favorável. Se olharmos a última etapa do ano passado, já demos um grande passo. Agora é entender mais o momento de pista e entender o que o carro precisa para a classificação. Estamos muito competitivos e vamos batalhar para fazer um bom trabalho amanhã”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Consegui dar mais voltas, o que foi bom. O tempo na primeira sessão foi interessante, melhorando até o fim. E na segunda sessão foi mais competitiva mas infelizmente a chuva caiu de novo. Mas o nosso ritmo é bom e me senti mais confortável com mais um dia no carro. Estou me divertindo e espero ser ainda mais rápido”

Mark Winterbottom, parceiro de Átila

“Foi mais um dia muito positivo. A nossa equipe é a única que não tem piloto oficial estreante e nem convidado estreante, então tivemos menos tempo de pista do que as demais. Mas no único treino da tarde, em que todos estavam na mesma condição, ficamos em primeiro e quarto, o que foi bem positivo. Seremos bem competitivos, esperamos brigar pela pole, quem sabe com os dois carros no Q3”

Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing
Melhores tempos da sexta-feira:

1º R.Zonta/L.Vanthoor – 1m35s799
2º D.Nunes/L.Burti – 1m35s836
3º G.Salas/M.Altunna – 1m35s946
4º A.Abreu/M.Winterbottom – 1m35s948
5º F.Fraga/N.Catsburg – 1m35s948

Shell V-Power lidera primeiro treino para a Corrida de Duplas da Stock Car com Zonta e Vanthoor

Shell V-Power lidera primeiro treino para a Corrida de Duplas da Stock Car com Zonta e Vanthoor

Única parceria com dois campeões mundiais domina sessão; convidados elogiam traçado e pilotos defendem permanência de Interlagos

Únicos a formarem uma parceria de campeões mundiais, o paranaense Ricardo Zonta (FIA GT, em 1998) e o belga Laurens Vanthoor (FIA GT em 2013 e Blancpain GT, em 2014) marcaram o melhor tempo no treino que abriu a programação da Corrida de Duplas, etapa de abertura da quadragésima temporada da história da Stock Car , em Interlagos.

O carro #10 cravou o tempo de 1m35s728 na melhor volta da quarta-feira, com uma vantagem de mais de dois décimos para os rivais mais próximos. Átila Abreu, que chegou a bater na pista molhada no começo do dia, e o australino Mark Winterbottom ficaram na sexta colocação, a 0s579 dos líderes.

Em 2018, a Shell V-Power tenta se manter entre as melhores equipes da categoria. No ano passado, o time venceu quatro provas, somou nove pódios, e terminou em terceiro no campeonato de equipes.

Átila Abreu e Ricardo Zonta, que já venceram em Interlagos pela Stock Car, voltam a formar a dupla de pilotos titulares da Shell V-Power. O sorocabano terminou a temporada 2017 em quarto lugar, com duas vitórias, enquanto o paranaense, que também venceu duas corridas, ficou em 11º lugar na tabela.

Parceiro de Átila no carro #51, o australiano Mark Winterbottom compete no campeonato de Supercars V8 daquele país. Campeão da categoria em 2015, Winterbottom já participou por duas vezes da Corrida de Duplas na Stock, com um quarto e um segundo lugares, em 2014 e 2015.

Já o belga Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta, é outro piloto de expressivos resultados internacionais, como os títulos da Fórmula 3 Alemã (2009) e o bicampeonato mundial de GT (2013 e 2014). Na Stock, Vanthoor também disputou a Corrida de Duplas em duas ocasiões, tendo ficado em oitavo em 2015 e quinto em 2016.

A temporada-2018 da Stock Car terá 12 etapas, sendo nove rodadas duplas, mais a Corrida de Duplas de Interlagos, a Corrida do Milhão (com local a definir) e a Grande Final (novamente em São Paulo), encerrando o campeonato.

Não há grandes mudanças no regulamento, a não ser pelo Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem por intermédio de votação no site da categoria. A partir desse ano, serão seis os pilotos contemplados a cada etapa, três a mais do que no ano passado.

Nesta quinta, a pista será aberta inicialmente apenas para os pilotos convidados para a Corrida de Duplas, e depois serão realizados os treinos livres da etapa.

A sexta será reservada para mais um treino livre e a classificação, às 12h, com transmissão do SporTV2. A Corrida de Duplas será disputada sábado às 13h30, também com exibição ao vivo pelo SporTV2.

O que eles disseram:

"É muito importante voltar a Interlagos numa base que está melhor do que no ano passado. Estudamos bastante o que aconteceu na última etapa do ano passado. A equipe fez um ótimo trabalho para direcionar o carro e assim que sentei no carro senti que estava diferente. Eu me concentrei bastante na minha preparação física e descansei bastante para começar o ano com o pé direito, fiz questão de não me concentrar com outras coisas que pudesem prejudicar a Stock Car, e sim pegar a mão do carro da Stock. Estamos no caminho certo para o fim de semana, choveu mais cedo e perdemos tempo, mas deu para evoluir no segundo treino. É muito bom os dois pilotos terem experiências parecidas, como o Vanthoor tem experiência nos GTs e na Stock, ajuda muito para termos uma sequência de voltas. Sobre Interlagos, dá uma tristeza muito grande saber que existe a possibilidade de privatização. Se formos olhar o que aconteceu com Rio e Brasília, além de Curitiba, que ninguém sabe o futuro, é uma tristeza para o automobilismo brasileiro e mundial. E na Fórmula 1 é um GP que conta muito. É triste só de pensar nisso, imaginem se acontecer"

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"Foi interessante conhecer a pista e ficar mais familiarizado com o carro. Fiquei muito feliz de pilotar em Interlagos, uma pista muito conhecida mas onde jamais havia estado. É muito divertido pilotar aqui, espero descobrir mais coisas amanhã. Ainda estou conhecendo a pista, mas gostei muito do primeiro setor, com curvas rápidas. Foi um dia bem positivo"

Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta

 
"Foi um dia atípico, a chuva no primeiro treino atrapalhou e a batida também, o carro aquaplanou e não tive o que fazer. Os mecânicos trabalharam duro para colocar o carro em condições mas sempre tem alguma coisinha de alinhamento para mexer. O carro ainda tem algumas coisas para melhorar, mas foi um treino produtivo. É óbvio que não sabemos a condição de todo mundo com pneu zero liberado. Estamos melhores do que no ano passado, temos ainda de checar o balanço e alinhamento do carro. Se privatizarem Interlagos, tendem a fazer algo mais caprichado e com menos burocracia, mas se deixarem explorar outras coisas áreas mais rentáveis como imobiliária ou shopping, isso praticamente acaba com o autódromo. No Rio foi prometido que teria outra pista antes de detonar Jacarepaguá, enrolaram e enrolaram e não deu em nada, o parque olímpico está mais abandonado do que era a pista. Entendo que seria bacana a privatização, mas não no formato que estão querendo, mas sim para que seja um autódromo como o Velo Città, até porque Interlagos é um traçado de Fórmula 1 e não vemos pistas acabando. É só no Brasil que isso acontece, vamos torcer para que não aconteça"

Átila Abreu, piloto do carro #51

"É uma pista muito boa, gostei muito de voltar a Interlagos depois de alguns anos. Gostei de trabalhar num novo time, com um novo parceiro. Espero conseguir dar mais voltas amanhã, serão duas sessões. Foi um bom dia e esperamos ser competitivos. Todos conhecem Interlagos, é uma pista icônica e por sorte eu já conhecia o traçado. É um lugar especial, pista difícil com interessantes curvas, é muito bom estar aqui"

Mark Winterbottom, parceiro de Átila

 

"Foi um primeiro dia muito positivo, o Zonta esteve muito bem quando andou no seco, virou um tempo fantástico. No caso do Átila, ele bateu num dos treinos e foi muito na correria, sabemos que o carro não ficou perfeito e temos de trabalhar nisso para melhor. Mas com certeza os dois vão estar competitivos no fim de semana"

Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing

 

Tempos do treino livre:

1º R.Zonta/L.Vanthoor - 1m35s728
2º L.di Grassi/A.Farfus - 1m35s860
3º D.Serra/J.P de Oliveira - 1m35s937
4º F.Fraga/N.Catsburg - 1m36s075
5º G.Casagrande/C.van der Drift - 1m36s136
6º Á.Abreu/M.Winterbottom - 1m36s307

 

Calendário 2018:

1ª etapa (10/3): Corrida de Duplas - Interlagos-SP
 etapa (8/4): Rodada dupla - Curitiba-PR (ou pista alternativa)
3ª etapa (22/4): Rodada dupla - Velopark-RS
4ª etapa (6/5): Rodada dupla - Londrina-PR
5ª etapa (20/5): Rodada dupla - Santa Cruz do Sul-RS
6ª etapa (5/8): Corrida do Milhão - a definir
7ª etapa (19/8): Rodada dupla - a definir
8ª etapa (9/9): Rodada dupla - Cascavel-PR
9ª etapa (23/9): Rodada dupla - Velo Città-SP
10ª etapa (21/10): Rodada dupla - Tarumã-RS
11ª etapa (4/11): Rodada dupla - a definir
12º etapa (9/12): Grande Final - Interlagos-SP

Shell Racing termina a temporada-2017 da Stock Car em terceiro lugar no campeonato de equipes

Shell Racing termina a temporada-2017 da Stock Car em terceiro lugar no campeonato de equipes

Com Átila Abreu e Ricardo Zonta, equipe liderada por Thiago Meneghel fecha melhor seu ano na categoria com quatro vitórias e nove pódios

A Shell Racing fechou neste domingo sua melhor temporada na Stock Car com a terceira posição entre as equipes. Átila Abreu, que venceu por duas vezes, fechou o ano em quarto entre os pilotos, enquanto Ricardo Zonta, que também venceu duas provas, foi o 11º na tabela.

Na única prova do fim de semana em Interlagos, Ricardo Zonta evoluiu de 21º para 13º na classificação final, enquanto Átila Abreu, que foi premiado com o Fan Push pela quarta vez no ano, saiu de 24º e chegou a liderar a corrida antes de seu pit stop, mas abandonou na última volta quando estava próximo do top10.

Logo na primeira volta, Zonta e Átila ganharam duas e cinco posições, respectivamente, evitando choques e ultrapassando outros concorrentes. Com um sólido ritmo de corrida, a dupla da Shell Racing continuou evoluindo na prova e se aproximou dos dez primeiros.

Zonta entrou nos boxes para o reabastecimento obrigatório logo no começo da janela, enquanto Átila retardou a parada o máximo possível para pegar pista limpa. A tática deu certo para o piloto do carro #51, se estabeleceu em 12º, dois postos à frente de Zonta. No entanto, Átila parou no finalzinho.

Apesar do resultado deste domingo, o ano pode ser considerado bastante positivo. No primeiro ano da união entre a Shell e a TMG liderada por Thiago Meneghel, o time conquistou uma dobradinha, além de quatro vitórias, nove pódios e uma pole position.

A temporada de 2018 da Stock Car começa no dia 10 de março, um sábado, com o retorno da Corrida de Duplas, em Interlagos.

O que eles disseram:

"A equipe fez um belo trabalho durante o ano. Na primeira parte do campeonato, infelizmente acabei envolvido em alguns acidentes e não pontuei muito. Mas na segunda metade, tivemos vitórias e vários pódios. A equipe ter acabado em terceiro no campeonato foi muito importante para nós. Por ter sido meu primeiro ano na equipe, na próxima temporada estaremos ainda mais conectados e isso vai ajudar bastante para iniciarmos a o campeonato com ainda mais fôlego"

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"Foi um ano muito positivo, com duas vitórias minhas e duas do Zonta, pole position, seis pódios para mim. Cheguei a brigar pelo terceiro lugar no campeonato, mas largando lá atrás seria mais complicado. Até que tive um bom ritmo de corrida, vim de 24º e estava em 12º brigando pelos dez primeiros. Perdi muito tempo no começo, o que me distanciou dos adversários. Se eu tivesse largado mais à frente, com certeza teria terminado entre os três primeiros no campeonato. No fim, uma pane seca nos tirou da corrida, mas pelo resultado que eu estava teríamos terminado mesmo em quarto, ou seja, não influenciou no campeonato. Fizemos um bom ano, de muito crescimento, de muita evolução. Este quarto lugar é a melhor posição de um piloto da Shell Racing num campeonato e fico muito feliz em trazer para a Shell seu melhor resultado na categoria. Tenho certeza de que juntos vamos conquistar muito mais nos próximos anos. Meu objetivo é trazer o primeiro título para a Shell entre os pilotos. Estamos no caminho, trabalhamos no limite e errar é humano, e esperamos evoluir para aproveitar as oportunidades. Agora é tirar de lição e comemorar os bons pontos e resolver esses pequenos. Somos um dos favoritos ao título em 2018"

Átila Abreu, piloto do carro #51

"O balanço da temporada foi positivo, com quatro vitórias. A corrida de hoje sabíamos que largando lá atrás não teríamos muitas chances, tínhamos uma montanha para escalar em apenas 24 voltas. Andamos metade do que precisávamos para estar na frente, sabíamos que seria praticamente impossível se não houvesse nenhum grande acidente com o restante do pessoal. Depois chegou num determinado momento optei por arriscar com o Átila ao reabastecer com menos gasolina para ganhar tempo nos boxes, já que ele estava fora da briga pelo vice-campeonato, do terceiro também com o concorrente bem na frente, sabia que ele não cairia de quarto, Arrisquei e quase deu certo, ele voltou à frente de quatro carros e acabou a gasolina no finalzinho. Foi arriscado para tentar algo mais porque tinha pouco a perder"

Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing

Classificação final do campeonato de pilotos:

1º D.Serra - 371 pontos
2º T.Camilo - 324
3º M.Wilson - 292
4º Á.Abreu - 256
5º F.Fraga - 254
6º R.Barrichello - 251
7º M.Gomes - 242
8º R.Maurício - 241
9º C.Bueno - 227
10º G.Casagrande - 186
11º R.Zonta - 176

Classificação final do campeonato de equipes:

1º RC - 612 pontos
2º CRT - 466
3º Shell Racing - 431
4º A.Mattheis - 413
5º RCM - 362

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Dupla da Shell Racing busca corrida de recuperação para fechar bem a temporada da Stock Car

Dupla da Shell Racing busca corrida de recuperação para fechar bem a temporada da Stock Car

Átila Abreu e Ricardo Zonta vão largar no meio do pelotão e apostam no bom ritmo de corrida dos carros da Shell Racing para uma reação

Depois de um começo de sábado mais promissor, com um sexto e um 15º lugares de Átila Abreu e Ricardo Zonta no treino livre, a dupla da Shell Racing enfrentou dificuldades com o acerto dos carros na classificação. No fim, Zonta ficou em 21º no grid, três postos à frente do companheiro de equipe.

Zonta e Átila entraram na pista logo no primeiro grupo do Q1 e chegaram a liderar no começo. Mas depois eles não conseguiram melhorar o suficiente seus tempos para superar o décimo e 12º lugares no grupo, respectivamente.

Com isso, os pilotos da Shell Racing tiveram de aguardar o segundo grupo para saber se passariam ao Q2. Não foi possível, e Zonta vai largar na 11ª fila, enquanto 
Átila ficou uma fila atrás no grid de largada.

Tanto Átila como Zonta esperam agora uma corrida de recuperação, contando com o ritmo de corrida sempre forte dos carros da Shell Racing. Ambos concorrem ainda ao Fan Push, disparo extra do botão de ultrapassagem por votação popular no site da Stock (www.stockcar.com.br).

Em 2017, Átila Abreu chega à última etapa da temporada em terceiro no campeonato, com chances matemáticas de chegar ao vice-campeonato, enquanto Ricardo Zonta é o 11º na tabela. Ambos venceram duas corridas no campeonato.

A largada para a última etapa da temporada-2017 será às 10h (horário brasileiro de verão), com transmissão ao vivo da Globo e do SporTV2.

O que eles disseram:

"Optamos por uma linha de acerto do carro mas na hora do quali a temperatura estava mais alta e ficamos fora do ritmo para aquelas condições de pista. Vamos tentar uma corrida de recuperação amanhã para acabar bem o ano"

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"Corridas são corridas, realmente a posição de largada é ruim. Vem sendo um fim de semana difícil. Só tem uma corrida, então vamos tentar arriscar um pouco na 
estratégia e tentar o que der. Vamos tentar salvar o máximo de pontos para terminar o campeonato da melhor forma"

Átila Abreu, piloto do carro #51

 


Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.


Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.