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Shell V-Power lidera primeiro treino para a Corrida de Duplas da Stock Car com Zonta e Vanthoor

Shell V-Power lidera primeiro treino para a Corrida de Duplas da Stock Car com Zonta e Vanthoor

Única parceria com dois campeões mundiais domina sessão; convidados elogiam traçado e pilotos defendem permanência de Interlagos

Únicos a formarem uma parceria de campeões mundiais, o paranaense Ricardo Zonta (FIA GT, em 1998) e o belga Laurens Vanthoor (FIA GT em 2013 e Blancpain GT, em 2014) marcaram o melhor tempo no treino que abriu a programação da Corrida de Duplas, etapa de abertura da quadragésima temporada da história da Stock Car , em Interlagos.

O carro #10 cravou o tempo de 1m35s728 na melhor volta da quarta-feira, com uma vantagem de mais de dois décimos para os rivais mais próximos. Átila Abreu, que chegou a bater na pista molhada no começo do dia, e o australino Mark Winterbottom ficaram na sexta colocação, a 0s579 dos líderes.

Em 2018, a Shell V-Power tenta se manter entre as melhores equipes da categoria. No ano passado, o time venceu quatro provas, somou nove pódios, e terminou em terceiro no campeonato de equipes.

Átila Abreu e Ricardo Zonta, que já venceram em Interlagos pela Stock Car, voltam a formar a dupla de pilotos titulares da Shell V-Power. O sorocabano terminou a temporada 2017 em quarto lugar, com duas vitórias, enquanto o paranaense, que também venceu duas corridas, ficou em 11º lugar na tabela.

Parceiro de Átila no carro #51, o australiano Mark Winterbottom compete no campeonato de Supercars V8 daquele país. Campeão da categoria em 2015, Winterbottom já participou por duas vezes da Corrida de Duplas na Stock, com um quarto e um segundo lugares, em 2014 e 2015.

Já o belga Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta, é outro piloto de expressivos resultados internacionais, como os títulos da Fórmula 3 Alemã (2009) e o bicampeonato mundial de GT (2013 e 2014). Na Stock, Vanthoor também disputou a Corrida de Duplas em duas ocasiões, tendo ficado em oitavo em 2015 e quinto em 2016.

A temporada-2018 da Stock Car terá 12 etapas, sendo nove rodadas duplas, mais a Corrida de Duplas de Interlagos, a Corrida do Milhão (com local a definir) e a Grande Final (novamente em São Paulo), encerrando o campeonato.

Não há grandes mudanças no regulamento, a não ser pelo Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem por intermédio de votação no site da categoria. A partir desse ano, serão seis os pilotos contemplados a cada etapa, três a mais do que no ano passado.

Nesta quinta, a pista será aberta inicialmente apenas para os pilotos convidados para a Corrida de Duplas, e depois serão realizados os treinos livres da etapa.

A sexta será reservada para mais um treino livre e a classificação, às 12h, com transmissão do SporTV2. A Corrida de Duplas será disputada sábado às 13h30, também com exibição ao vivo pelo SporTV2.

O que eles disseram:

"É muito importante voltar a Interlagos numa base que está melhor do que no ano passado. Estudamos bastante o que aconteceu na última etapa do ano passado. A equipe fez um ótimo trabalho para direcionar o carro e assim que sentei no carro senti que estava diferente. Eu me concentrei bastante na minha preparação física e descansei bastante para começar o ano com o pé direito, fiz questão de não me concentrar com outras coisas que pudesem prejudicar a Stock Car, e sim pegar a mão do carro da Stock. Estamos no caminho certo para o fim de semana, choveu mais cedo e perdemos tempo, mas deu para evoluir no segundo treino. É muito bom os dois pilotos terem experiências parecidas, como o Vanthoor tem experiência nos GTs e na Stock, ajuda muito para termos uma sequência de voltas. Sobre Interlagos, dá uma tristeza muito grande saber que existe a possibilidade de privatização. Se formos olhar o que aconteceu com Rio e Brasília, além de Curitiba, que ninguém sabe o futuro, é uma tristeza para o automobilismo brasileiro e mundial. E na Fórmula 1 é um GP que conta muito. É triste só de pensar nisso, imaginem se acontecer"

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"Foi interessante conhecer a pista e ficar mais familiarizado com o carro. Fiquei muito feliz de pilotar em Interlagos, uma pista muito conhecida mas onde jamais havia estado. É muito divertido pilotar aqui, espero descobrir mais coisas amanhã. Ainda estou conhecendo a pista, mas gostei muito do primeiro setor, com curvas rápidas. Foi um dia bem positivo"

Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta

 
"Foi um dia atípico, a chuva no primeiro treino atrapalhou e a batida também, o carro aquaplanou e não tive o que fazer. Os mecânicos trabalharam duro para colocar o carro em condições mas sempre tem alguma coisinha de alinhamento para mexer. O carro ainda tem algumas coisas para melhorar, mas foi um treino produtivo. É óbvio que não sabemos a condição de todo mundo com pneu zero liberado. Estamos melhores do que no ano passado, temos ainda de checar o balanço e alinhamento do carro. Se privatizarem Interlagos, tendem a fazer algo mais caprichado e com menos burocracia, mas se deixarem explorar outras coisas áreas mais rentáveis como imobiliária ou shopping, isso praticamente acaba com o autódromo. No Rio foi prometido que teria outra pista antes de detonar Jacarepaguá, enrolaram e enrolaram e não deu em nada, o parque olímpico está mais abandonado do que era a pista. Entendo que seria bacana a privatização, mas não no formato que estão querendo, mas sim para que seja um autódromo como o Velo Città, até porque Interlagos é um traçado de Fórmula 1 e não vemos pistas acabando. É só no Brasil que isso acontece, vamos torcer para que não aconteça"

Átila Abreu, piloto do carro #51

"É uma pista muito boa, gostei muito de voltar a Interlagos depois de alguns anos. Gostei de trabalhar num novo time, com um novo parceiro. Espero conseguir dar mais voltas amanhã, serão duas sessões. Foi um bom dia e esperamos ser competitivos. Todos conhecem Interlagos, é uma pista icônica e por sorte eu já conhecia o traçado. É um lugar especial, pista difícil com interessantes curvas, é muito bom estar aqui"

Mark Winterbottom, parceiro de Átila

 

"Foi um primeiro dia muito positivo, o Zonta esteve muito bem quando andou no seco, virou um tempo fantástico. No caso do Átila, ele bateu num dos treinos e foi muito na correria, sabemos que o carro não ficou perfeito e temos de trabalhar nisso para melhor. Mas com certeza os dois vão estar competitivos no fim de semana"

Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing

 

Tempos do treino livre:

1º R.Zonta/L.Vanthoor - 1m35s728
2º L.di Grassi/A.Farfus - 1m35s860
3º D.Serra/J.P de Oliveira - 1m35s937
4º F.Fraga/N.Catsburg - 1m36s075
5º G.Casagrande/C.van der Drift - 1m36s136
6º Á.Abreu/M.Winterbottom - 1m36s307

 

Calendário 2018:

1ª etapa (10/3): Corrida de Duplas - Interlagos-SP
 etapa (8/4): Rodada dupla - Curitiba-PR (ou pista alternativa)
3ª etapa (22/4): Rodada dupla - Velopark-RS
4ª etapa (6/5): Rodada dupla - Londrina-PR
5ª etapa (20/5): Rodada dupla - Santa Cruz do Sul-RS
6ª etapa (5/8): Corrida do Milhão - a definir
7ª etapa (19/8): Rodada dupla - a definir
8ª etapa (9/9): Rodada dupla - Cascavel-PR
9ª etapa (23/9): Rodada dupla - Velo Città-SP
10ª etapa (21/10): Rodada dupla - Tarumã-RS
11ª etapa (4/11): Rodada dupla - a definir
12º etapa (9/12): Grande Final - Interlagos-SP

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Shell Racing termina a temporada-2017 da Stock Car em terceiro lugar no campeonato de equipes

Shell Racing termina a temporada-2017 da Stock Car em terceiro lugar no campeonato de equipes

Com Átila Abreu e Ricardo Zonta, equipe liderada por Thiago Meneghel fecha melhor seu ano na categoria com quatro vitórias e nove pódios

A Shell Racing fechou neste domingo sua melhor temporada na Stock Car com a terceira posição entre as equipes. Átila Abreu, que venceu por duas vezes, fechou o ano em quarto entre os pilotos, enquanto Ricardo Zonta, que também venceu duas provas, foi o 11º na tabela.

Na única prova do fim de semana em Interlagos, Ricardo Zonta evoluiu de 21º para 13º na classificação final, enquanto Átila Abreu, que foi premiado com o Fan Push pela quarta vez no ano, saiu de 24º e chegou a liderar a corrida antes de seu pit stop, mas abandonou na última volta quando estava próximo do top10.

Logo na primeira volta, Zonta e Átila ganharam duas e cinco posições, respectivamente, evitando choques e ultrapassando outros concorrentes. Com um sólido ritmo de corrida, a dupla da Shell Racing continuou evoluindo na prova e se aproximou dos dez primeiros.

Zonta entrou nos boxes para o reabastecimento obrigatório logo no começo da janela, enquanto Átila retardou a parada o máximo possível para pegar pista limpa. A tática deu certo para o piloto do carro #51, se estabeleceu em 12º, dois postos à frente de Zonta. No entanto, Átila parou no finalzinho.

Apesar do resultado deste domingo, o ano pode ser considerado bastante positivo. No primeiro ano da união entre a Shell e a TMG liderada por Thiago Meneghel, o time conquistou uma dobradinha, além de quatro vitórias, nove pódios e uma pole position.

A temporada de 2018 da Stock Car começa no dia 10 de março, um sábado, com o retorno da Corrida de Duplas, em Interlagos.

O que eles disseram:

"A equipe fez um belo trabalho durante o ano. Na primeira parte do campeonato, infelizmente acabei envolvido em alguns acidentes e não pontuei muito. Mas na segunda metade, tivemos vitórias e vários pódios. A equipe ter acabado em terceiro no campeonato foi muito importante para nós. Por ter sido meu primeiro ano na equipe, na próxima temporada estaremos ainda mais conectados e isso vai ajudar bastante para iniciarmos a o campeonato com ainda mais fôlego"

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"Foi um ano muito positivo, com duas vitórias minhas e duas do Zonta, pole position, seis pódios para mim. Cheguei a brigar pelo terceiro lugar no campeonato, mas largando lá atrás seria mais complicado. Até que tive um bom ritmo de corrida, vim de 24º e estava em 12º brigando pelos dez primeiros. Perdi muito tempo no começo, o que me distanciou dos adversários. Se eu tivesse largado mais à frente, com certeza teria terminado entre os três primeiros no campeonato. No fim, uma pane seca nos tirou da corrida, mas pelo resultado que eu estava teríamos terminado mesmo em quarto, ou seja, não influenciou no campeonato. Fizemos um bom ano, de muito crescimento, de muita evolução. Este quarto lugar é a melhor posição de um piloto da Shell Racing num campeonato e fico muito feliz em trazer para a Shell seu melhor resultado na categoria. Tenho certeza de que juntos vamos conquistar muito mais nos próximos anos. Meu objetivo é trazer o primeiro título para a Shell entre os pilotos. Estamos no caminho, trabalhamos no limite e errar é humano, e esperamos evoluir para aproveitar as oportunidades. Agora é tirar de lição e comemorar os bons pontos e resolver esses pequenos. Somos um dos favoritos ao título em 2018"

Átila Abreu, piloto do carro #51

"O balanço da temporada foi positivo, com quatro vitórias. A corrida de hoje sabíamos que largando lá atrás não teríamos muitas chances, tínhamos uma montanha para escalar em apenas 24 voltas. Andamos metade do que precisávamos para estar na frente, sabíamos que seria praticamente impossível se não houvesse nenhum grande acidente com o restante do pessoal. Depois chegou num determinado momento optei por arriscar com o Átila ao reabastecer com menos gasolina para ganhar tempo nos boxes, já que ele estava fora da briga pelo vice-campeonato, do terceiro também com o concorrente bem na frente, sabia que ele não cairia de quarto, Arrisquei e quase deu certo, ele voltou à frente de quatro carros e acabou a gasolina no finalzinho. Foi arriscado para tentar algo mais porque tinha pouco a perder"

Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing

Classificação final do campeonato de pilotos:

1º D.Serra - 371 pontos
2º T.Camilo - 324
3º M.Wilson - 292
4º Á.Abreu - 256
5º F.Fraga - 254
6º R.Barrichello - 251
7º M.Gomes - 242
8º R.Maurício - 241
9º C.Bueno - 227
10º G.Casagrande - 186
11º R.Zonta - 176

Classificação final do campeonato de equipes:

1º RC - 612 pontos
2º CRT - 466
3º Shell Racing - 431
4º A.Mattheis - 413
5º RCM - 362

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

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Dupla da Shell Racing busca corrida de recuperação para fechar bem a temporada da Stock Car

Dupla da Shell Racing busca corrida de recuperação para fechar bem a temporada da Stock Car

Átila Abreu e Ricardo Zonta vão largar no meio do pelotão e apostam no bom ritmo de corrida dos carros da Shell Racing para uma reação

Depois de um começo de sábado mais promissor, com um sexto e um 15º lugares de Átila Abreu e Ricardo Zonta no treino livre, a dupla da Shell Racing enfrentou dificuldades com o acerto dos carros na classificação. No fim, Zonta ficou em 21º no grid, três postos à frente do companheiro de equipe.

Zonta e Átila entraram na pista logo no primeiro grupo do Q1 e chegaram a liderar no começo. Mas depois eles não conseguiram melhorar o suficiente seus tempos para superar o décimo e 12º lugares no grupo, respectivamente.

Com isso, os pilotos da Shell Racing tiveram de aguardar o segundo grupo para saber se passariam ao Q2. Não foi possível, e Zonta vai largar na 11ª fila, enquanto 
Átila ficou uma fila atrás no grid de largada.

Tanto Átila como Zonta esperam agora uma corrida de recuperação, contando com o ritmo de corrida sempre forte dos carros da Shell Racing. Ambos concorrem ainda ao Fan Push, disparo extra do botão de ultrapassagem por votação popular no site da Stock (www.stockcar.com.br).

Em 2017, Átila Abreu chega à última etapa da temporada em terceiro no campeonato, com chances matemáticas de chegar ao vice-campeonato, enquanto Ricardo Zonta é o 11º na tabela. Ambos venceram duas corridas no campeonato.

A largada para a última etapa da temporada-2017 será às 10h (horário brasileiro de verão), com transmissão ao vivo da Globo e do SporTV2.

O que eles disseram:

"Optamos por uma linha de acerto do carro mas na hora do quali a temperatura estava mais alta e ficamos fora do ritmo para aquelas condições de pista. Vamos tentar uma corrida de recuperação amanhã para acabar bem o ano"

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"Corridas são corridas, realmente a posição de largada é ruim. Vem sendo um fim de semana difícil. Só tem uma corrida, então vamos tentar arriscar um pouco na 
estratégia e tentar o que der. Vamos tentar salvar o máximo de pontos para terminar o campeonato da melhor forma"

Átila Abreu, piloto do carro #51

 


Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.


Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

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