Com atuações combativas na chuva, duplas da Shell V-Power saem com pontos de Interlagos

Zonta e Vanthoor brigam pelo pódio e terminam em quinto, enquanto Átila e Winterbottom escalam 19 posições durante a corrida

Num sábado agitado em Interlagos, a equipe Shell V-Power terminou a Corrida de Duplas da Stock Car com Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor na quinta colocação, enquanto Átila Abreu e Mark Winterbottom completarem a prova em 12º lugar.

Quando os carros já estavam na volta de apresentação, uma violenta pancada de chuva provocou o atraso da largada, mas quando finalmente a ação começou, os titulares da Shell V-Power deram um show de pilotagem em condições muito difíceis.

Depois de duas voltas atrás do safety car, Zonta escapou das confusões na largada lançada e manteve-se na quinta posição nas primeiras voltas, enquanto Átila, um dos contemplados do Fan Push, começou sua escalada, ganhando sete posições na primeira volta, de 31º para 24º e mais quatro na segunda.

Na quinta passagem, Zonta assumiu o quarto lugar, enquanto Átila continuou progredindo volta a volta. O paranaense ultrapassou mais um concorrente na 12ª volta e ganhou o segundo lugar duas passagens depois, enquanto o companheiro de equipe já era o 14º.

Ainda em segundo lugar, Zonta entrou para a troca de pilotos logo que o box foi aberto, enquanto Átila permaneceu na pista por mais uma volta. Depois de mais uma entrada do safety car, já com Vanthoor e Winterbottom nos carros da Shell V-Power, a dupla estava respectivamente em terceiro e 11º.

Depois da relargada, Vanthoor acabou perdendo o terceiro lugar, enquanto Winterbottom teve um contato com um adversário no “S” do Senna faltando dois minutos para o fim. No fim, o carro # 10 ainda caiu para quinto, enquanto o #51 fechou a prova em 12º, o que rendeu um ponto a Átila no campeonato.

A segunda etapa da temporada, que marca a primeira rodada dupla do ano, será disputada no dia 8 de abril, em Curitiba.

Resultado final em Interlagos:

1º D.Serra/J.P.de Oliveira – 1h02m03s225
2º R.Barrichello/F.Albuquerque – a 2s214
3º C.Ramos/K.van der Lindt – a 6s428
4º R.Maurício/F.Nasr – a 7s094
5º R.Zonta/L.Vanthoor – a 7s757

Classificação do campeonato:

1º D.Serra – 20 pontos
2º R.Barrichello – 17
3º C.Ramos – 14
4º R.Maurício – 12
5º R.Zonta – 10
6º M.Wilson – 8
7º M.Gomes – 6
8º A.Khodair – 5
9º R.Suzuki – 4
10º G.Salas – 3
11º L.Foresti – 2
12º Á.Abreu – 1

O que eles disseram:

“O começo da corrida estava perigoso, mesmo em quinto lugar eu não enxergava nada. É um problema dos carros de turismo, mas consegui escapar do acidente na primeira curva. Estava com o carro muito bem balanceado, sem usar o push eu ultrapassava os outros carros. Quando eu estava em segundo, deu um safety car e juntou todo mundo. O pit stop foi bom e na relargada os pilotos mais acostumados às relargadas na Stock Car se deram bem em relação aos convidados e perdemos posições. É superbom mostrarmos uma competitividade tão grande. O acerto de Interlagos é bem diferente do que nas outras pistas e nos outros lugares já vínhamos mostrando bom desempenho, vamos trabalhar para a próxima etapa e manter essa performance de andar entre os três primeiros.

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Foi uma corrida interessante, com muita chuva no começo. O Ricardo fez um ótimo trabalho ao me entregar o carro em segundo. Fiquei um pouco desapontado, porque não consegui ter o mesmo ritmo para brigar com os outros. Dava para ter chegado mais à frente mas os pontos pelo quinto lugar foram bons para o Ricardo”

Laurens Vanthoor, parceiro de Zonta

“Foi uma corrida muito boa, a chuva veio para bagunçar no começo, mas consegui passar muitos carros. A visibilidade era pouca mas ainda assim consegui aproveitar. Teve a intervenção do safety car e eu consegui entregar o carro em 12º lugar. Perdemos algumas posições no pit stop, mas o Mark fez um ótimo trabalho, pegou o carro na fogueira, um outro piloto o jogou para fora e acabamos ainda em 12º. Bora para a frente, corridas são corridas e começou o ano. Queria agradecer aos fãs por mais um prêmio do Fan Push!”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Foi um grande desafio vir de último e o Átila foi maravilhoso na chuva, foi impressionante como ele veio de trás. Perdemos tempo no pit stop e ficamos atrás de outro carro. Poderíamos ter chegado em sexto, mas outro carro me fez rodar e cair para 12º. Mas nos divertimos, é um grande time e ainda terminamos nos pontos. Amei a experiência, o time foi todo muito amigável”

Mark Winterbottom, parceiro de Átila

“Foi uma corrida legal, esperamos sempre mais. No caso do carro #10, chegamos a estar na frente, em quarto na pista, mas com outros ainda por parar. Mas a parada era dura pro Vanthoor contra os pilotos titulares, talvez tenha faltado experiência para ele usar os pushes, perdeu algumas oportunidades e algumas posições nisso. Pelo menos um pódio estava no nosso alcance. O Átila fez uma corrida fantástica, ganhou muitas posições com um push só. O Mark já era o oitavo pelas nossas contas mas acabou tocado mas mesmo assim salvou um ponto. Para quem largou em último, valeu, vamos para a próxima”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power